Socialismo Cristão


.

É um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas. Os militantes deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. Este movimento pode incluir também na sua ideologia a Teologia da Libertação.
O socialismo de matriz cristã, comumente denominado pelos católicos de Movimento Social Cristão ou Movimento Cristão Social, teve o seu início em meados do Século XIX, nas obras de vários doutrinários cristãos. Estes escritores propunham um socialismo novo, baseado nos ideais do cristianismo, oposto à luta de classes e ao ateísmo, mas preocupado com as reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo um governo mais justo e uma sociedade mais equilibrada. Este novo socialismo, afastado do materialismo marxista, defende as organizações sindicais, as lutas dos trabalhadores em prol de melhores condições de trabalho e de vida e a justiça social.
No Brasil, o socialismo cristão está representado pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), fundado em 1995, cujo presidente nacional é José Maria Eymael, e pelo Partido Social Cristão (PSC), fundado em maio de 1985.
* No catolicismo: Nos círculos católicos, o socialismo cristão ganhou muita força após a encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII (1891), que pretendia constituir uma resposta cristã para a questão social alternativa à corrente dominante da Associação Internacional dos Trabalhadores, ao socialismo materialista e científico de Karl Marx e ao Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels (1848). Na encíclica Rerum Novarum, o Papa reconhece a gravidade das questões sociais provocadas pelo capitalismo, pelo que só os valores cristãos poderiam corrigir esses males sociais. Mas, ao mesmo tempo, ele colocou-se contra quaisquer alternativas igualitárias, revolucionárias ou socialistas, ao afirmar que "a teoria socialista da propriedade coletiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranqüilidade pública." (Rerum Novarum, n. 7).
O socialismo cristão desenvolveu-se, mais tarde, como um ramo ou variante progressista do catolicismo social (ou Doutrina Social da Igreja) consignado nas encíclicas papais, sobretudo de Leão XIII e Pio XI. Em oposição ao socialismo de Proudhon e, mais tarde, ao marxismo ou socialismo científico, mas opondo-se também e de igual modo ao capitalismo, o catolicismo social recusa a luta de classes, promove a colaboração entre patrões e trabalhadores e prega a aplicação da doutrina católica e a intervenção do Estado para corrigir os males criados pela industrialização, criando uma maior justiça social e uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida.

* Condenação da Igreja Católica
O Magistério da Igreja Católica sempre condenou qualquer forma de comunismo e de socialismo:
• "a teoria socialista da propriedade coletiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranqüilidade pública." (Rerum Novarum, n. 7)
• "Ninguém pode ser ao mesmo tempo um católico sincero e um verdadeiro socialista" (Pio XI, 1931)
• "Entre comunismo e cristianismo, [...] a oposição é radical, e acrescenta não se poder admitir de maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado: quer porque ele foi construído sobre uma concepção da vida fechada no temporal, com o bem-estar como objetivo supremo da sociedade; quer porque fomenta uma organização social da vida comum tendo a produção como fim único, não sem grave prejuízo da liberdade humana; quer ainda porque lhe falta todo o princípio de verdadeira autoridade social." (Mater et Magistra, n. 34)
Logo, o socialismo cristão, que no fundo também é uma forma de socialismo, acaba também por ser condenado pela Igreja Católica, apesar de defender os princípios e idéias gerais do catolicismo social (que é defendido e proposto pela Igreja Católica).


Juliana Rodrigues, Rhaisa Storch, João Felipe, Bruna Morais.
2º ano up/ jardim camburi
Professor: Eliezer Brasil

Your Reply