10 Idéias do Socialismo Cristão


.

-O socialismo cristão é um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas.

-Os millitantes deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro.

-Propunham um socialismo novo, baseado nos ideais do cristianismo, oposto à luta de classes e ao ateísmo

-Preocupado com as reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo um governo mais justo e uma sociedade mais equilibrada.

-Afastado do materialismo marxista.

-Defende as organizações sindicais, as lutas dos trabalhadores em prol de melhores condições de trabalho e de vida e a justiça social.

-Se opunha ao Socialismo Científico de Marx mas também se opunha ao sistema Capitalista, adotando ideais socialistas.

-Promove a colaboração entre patrões e trabalhadores.

-Prega a aplicação da doutrina católica e a intervenção do Estado para corrigir os males criados pela industrialização, criando uma maior justiça social e uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida e pretendia assim constituir uma resposta cristã para a questão social.

-No entender dos teóricos do socialismo cristão, o cristianismo tem em si mesmo valores socializantes, pelo que o capitalismo é reconhecido como contrário aos valores da fé cristã.


Atualmente o Magistério da Igreja Católica sempre condenou qualquer forma de comunismo e de algum socialismo que não fosse semelhante à Doutrina cristã.














Grupo: Lucas Pena, Pedro Castanheira, Naldo Colella, Gustavo Costa, Rodrigo Firme.
Turma: 2º Ano JC

Your Reply