Archive for abril 2010

Socialismo Cristão


.

É um movimento político de esquerda que defende simultaneamente ideais cristãos e socialistas. Os militantes deste movimento advogam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. Este movimento pode incluir também na sua ideologia a Teologia da Libertação.
O socialismo de matriz cristã, comumente denominado pelos católicos de Movimento Social Cristão ou Movimento Cristão Social, teve o seu início em meados do Século XIX, nas obras de vários doutrinários cristãos. Estes escritores propunham um socialismo novo, baseado nos ideais do cristianismo, oposto à luta de classes e ao ateísmo, mas preocupado com as reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo um governo mais justo e uma sociedade mais equilibrada. Este novo socialismo, afastado do materialismo marxista, defende as organizações sindicais, as lutas dos trabalhadores em prol de melhores condições de trabalho e de vida e a justiça social.
No Brasil, o socialismo cristão está representado pelo Partido Social Democrata Cristão (PSDC), fundado em 1995, cujo presidente nacional é José Maria Eymael, e pelo Partido Social Cristão (PSC), fundado em maio de 1985.
* No catolicismo: Nos círculos católicos, o socialismo cristão ganhou muita força após a encíclica "Rerum Novarum" do Papa Leão XIII (1891), que pretendia constituir uma resposta cristã para a questão social alternativa à corrente dominante da Associação Internacional dos Trabalhadores, ao socialismo materialista e científico de Karl Marx e ao Manifesto do Partido Comunista de Marx e Engels (1848). Na encíclica Rerum Novarum, o Papa reconhece a gravidade das questões sociais provocadas pelo capitalismo, pelo que só os valores cristãos poderiam corrigir esses males sociais. Mas, ao mesmo tempo, ele colocou-se contra quaisquer alternativas igualitárias, revolucionárias ou socialistas, ao afirmar que "a teoria socialista da propriedade coletiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranqüilidade pública." (Rerum Novarum, n. 7).
O socialismo cristão desenvolveu-se, mais tarde, como um ramo ou variante progressista do catolicismo social (ou Doutrina Social da Igreja) consignado nas encíclicas papais, sobretudo de Leão XIII e Pio XI. Em oposição ao socialismo de Proudhon e, mais tarde, ao marxismo ou socialismo científico, mas opondo-se também e de igual modo ao capitalismo, o catolicismo social recusa a luta de classes, promove a colaboração entre patrões e trabalhadores e prega a aplicação da doutrina católica e a intervenção do Estado para corrigir os males criados pela industrialização, criando uma maior justiça social e uma distribuição mais equitativa da riqueza produzida.

* Condenação da Igreja Católica
O Magistério da Igreja Católica sempre condenou qualquer forma de comunismo e de socialismo:
• "a teoria socialista da propriedade coletiva deve absolutamente repudiar-se como prejudicial àqueles membros a que se quer socorrer, contrária aos direitos naturais dos indivíduos, como desnaturando as funções do Estado e perturbando a tranqüilidade pública." (Rerum Novarum, n. 7)
• "Ninguém pode ser ao mesmo tempo um católico sincero e um verdadeiro socialista" (Pio XI, 1931)
• "Entre comunismo e cristianismo, [...] a oposição é radical, e acrescenta não se poder admitir de maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado: quer porque ele foi construído sobre uma concepção da vida fechada no temporal, com o bem-estar como objetivo supremo da sociedade; quer porque fomenta uma organização social da vida comum tendo a produção como fim único, não sem grave prejuízo da liberdade humana; quer ainda porque lhe falta todo o princípio de verdadeira autoridade social." (Mater et Magistra, n. 34)
Logo, o socialismo cristão, que no fundo também é uma forma de socialismo, acaba também por ser condenado pela Igreja Católica, apesar de defender os princípios e idéias gerais do catolicismo social (que é defendido e proposto pela Igreja Católica).


Juliana Rodrigues, Rhaisa Storch, João Felipe, Bruna Morais.
2º ano up/ jardim camburi
Professor: Eliezer Brasil

Teologia da Libertação


.

É uma corrente teológica que engloba diversas teologias cristãs desenvolvidas no Terceiro Mundo ou nas periferias pobres do Primeiro Mundo a partir dos anos 70 do século XX, baseadas na opção pelos pobres contra a pobreza e pela sua libertação. Desenvolveu-se inicialmente na América Latina.
Estas teologias utilizam como ponto de partida de sua reflexão a situação de pobreza e exclusão social à luz da fé cristã. Esta situação é interpretada como produto de estruturas econômicas e sociais injustas, influenciada pela visão das ciências sociais, sobretudo a Teoria da Dependência na América Latina, que possui inspiração marxista.
A situação de pobreza é denunciada como pecado estrutural e estas teologias propõem o engajamento político dos cristãos na construção de uma sociedade mais justa e solidária, cujo projeto identifica-se com ideais da esquerda. Uma característica da Teologia da Libertação é considerar o pobre, não um objeto de caridade, mas sujeito de sua própria libertação. Assim, seus teólogos propõem uma pastoral baseada nas comunidades eclesiais de base, nas quais os cristãos das classes populares se reúnem para articular fé e vida, e juntos se organizam em busca de melhorias de suas condições sociais, através da militância no movimento social ou através da política, tornando-se protagonistas do processo de libertação. Além disto, apresentam as Comunidades Eclesiais de Base como uma nova forma de ser igreja, com forte vivência comunitária, solidária e participativa.
Por seu método e opções políticas, trata-se de uma teologia extremamente controversa, tanto pelas suas implicações nas igrejas quanto na sociedade. A partir dos anos 1980, com a redemocratização das sociedades latino-americanas e a queda do muro de Berlim com conseqüente crise das esquerdas e as transformações sociais e econômicas provocadas pela globalização e o avanço do neoliberalismo esta teologia perdeu parte de sua combatividade política e social.

Juliana Rodrigues, Rhaisa Storch, João Felipe, Bruna Morais.
2º ano up/ jardim camburi
Professor: Eliezer Brasil

Biografia de Papa Leão XIII


.


Papa Leão XIII (02/03/1810 - 20/07/1903)

Primeiros anos
Foi o sexto filho dos sete filhos do Conde Lodovico Pecci e de sua esposa Anna Prosperi Buzi. Existiram algumas dúvidas sobre a nobreza da família Pecci, e quando o jovem Gioacchino solicita a sua admissão na "Academia dos Nobres em Roma", se reuniu com uma certa oposição, sob a qual ele escreveu a história de sua família, o que demonstra que os Pecci foram de Carpineto um ramo dos Pecci de Siena, obrigado a emigrar para os Estados Pontifícios na primeira metade do século XVI, em virtude de Clemente VII, porque haviam estado do lado dos Médice.

Aos oito anos de idade, juntamente com seu irmão Giuseppe, de dez anos de idade, foi enviado para estudar no novo centro educativo em Viterbo no seminário. Permaneceu ali seis anos (1818-24), e ali adquiriu aquela clássica facilidade no uso do Latim e do Italiano, justamente admirado em seus escritos oficiais e em seus poemas.

Grande parte deste crédito é devido ao seu mestre, o Padre Leonardo Garibaldi. Quando em 1824, o Colégio Romano foi restituído aos jesuítas Gioacchino e seu irmão Giuseppe estudaram ali humanidades e retórica. No final do curso de retórica Gioacchino foi escolhido para apresentar em latim o tema "O contraste entre pagãos e cristãos de Roma". Não com menor êxito foram os seus três anos de curso de filosofia e ciências naturais.


Leão XIII, Papa, em 1898.Permanecia ainda incerto quanto à sua chamada para o estado sacerdotal, apesar de que havia sido desejo de sua mãe que abraçasse o estado eclesiástico. Como muitos jovens romanos daquela época fossem destinados à carreira pública ele, no entanto se dedicou aos estudos de teologia, de direito civil e canônico. Entre seus mestres contava o famoso teólogo Perrone e o escriturista Patrizi. Em 1832 obteve o doutorado em teologia, após o que, após algumas dificuldades, pediu e obteve a admissão na Academia dos Nobres Eclesiasticos e iniciou os estudos de direito civil e canônico na Universidade de "Sapienza".


Episcopado
Pecci notabilizou-se primeiramente como popular e bem sucedido Arcebispo de Perugia, o que conduziu a sua nomeação como Cardeal em 1853. Em 20 de Fevereiro de 1878, foi eleito para sucessor do Papa Pio IX. Foi o primeiro Papa a surgir num filme.

Pontificado
É frequente referir-se ao Papa Leão XIII pelas suas doutrinas sociais e econômicas, nas quais ele argumentava a falha do capitalismo e do comunismo. Ficou famoso como o "papa das encíclicas sociais".


Leão XIII e von Bismarck em charge de épocaA mais conhecida de todas, a Rerum Novarum, de 1891, sobre os direitos e deveres do capital e trabalho, introduziu a ideia da subsidiariedade no pensamento social católico. Esta encíclica marcou o início da sistematização do pensamento social católico, chamado vulgarmente de Doutrina social da Igreja Católica e foi um contributo para o despertar de uma esquerda católica que se via no movimento do socialismo cristão. Este documento influenciou fortemente a criação do Corporativismo e da Democracia cristã.

Concedeu a SAI, a Princesa D. Isabel uma Rosa d'Ouro, simbolo de generozidade ao publicar a Lei Áurea.

A bula Apostolicae Curae de 1896, afirma que as ordenações de diáconos, padres e bispos nas igrejas anglicanas, incluindo a Church of England, não são válidas e portanto nulas. A Igreja Católica, no entanto, reconhece a validade de ordenações na Igreja Ortodoxa de Leste e Oriental.

Dentre muitas outras publicou a encíclica Arcanum Divinae Sapientiae sobre os valores da família, onde faz a abordagem dos problemas relacionados com o matrimônio. Neste documento faz a defesa da indissolubilidade do casamento e críticas ao divórcio. Leão XIII condenou também a Maçonaria e pela Carta Apostólica de 1899 Testem Benevolentiae condenou a heresia chamada Americanismo.



Grupo:
Bruna Zamboni
Fernanda Metzker
Larissa
Rafaela
Kelly

2°ano A

Pastoral da Criança no Brasil


.

1-O que é e qual o objetivo da pastoral da criança?
Os voluntários da Pastoral da Criança desenvolvem ações de saúde, nutrição,educação, cidadania e espiritualidade de forma ecumênica nas comunidades pobres. As atividades visam promover o desenvolvimento integral das crianças, desde a concepção aos seis anos de idade, e a melhoria da qualidade de vida das famílias.

2-Dados de Abrangência da Pastoral da Criança no Brasil

Número de Famílias Acompanhadas: 1.256.079
Número de Crianças Acompanhadas: 1.598.804
Número de Gestantes Acompanhadas: 84.617
Número de Municípios com Pastoral da Criança: 4.000
Número de Comunidades Acompanhadas: 41.176
Número de Voluntários: 238.275

A Pastoral da Criança marca presença em 20 países:

Brasil, Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste, Argentina, Paraguai, Honduras,
México, Venezuela, Bolívia, Uruguai, Peru, Panamá, República Dominicana, Colômbia,
Guatemala, Filipinas, Guiné e Haiti.


2°A Jardim Camburi
Marllos, Bruno , Rafael , Daniel , Matheus e Gustavo

Definição do Socialismo Cristão


.

O socialismo cristão é um movimento político que defende ao mesmo tempo ideais cristãos e socialistas. Os millitantes deste movimento explicam que o socialismo e o cristianismo estão ambos interligados e são compatíveis um com o outro. O socialismo de matriz cristã, denominado pelos católicos de Movimento Social Cristão, teve o seu início por volta do Século XIX, nas obras de vários doutrinários cristãos. Eles propunham um socialismo novo, baseado nos ideais do cristianismo, contra à luta de classes e ao ateísmo, mas preocupado com as reivindicações das classes pobres e trabalhadoras, propondo um governo mais justo e uma sociedade mais equilibrada. Este novo socialismo, afastado do materialismo marxista, defende as organizações sindicais, as lutas dos trabalhadores em favor da justiça social e melhores condições de trabalho e de vida.




Nomes: Hane Emanuelle O. Crevelari

Amanda Rodrigues de Assis

Bianca Alves

Maira Cola

Jessica Lorena




2º ano A